5 Passos Importantes antes de Iniciar um Novo Relacionamento

27/07/2015 16:27

As pessoas que são verdadeiramente felizes com suas escolhas românticas gastam mais energia trabalhando em seu autodesenvolvimento do que criando formas de atrair o amor. 

Em vez de criar jogos para atrair um parceiro, observe esses cinco princípios e, quem sabe a combinação certa irá surgir em sua vida. 

1. Entenda-se, sexual e emocionalmente. Se você não tiver feito o trabalho de entender a si mesmo emocional e sexualmente, você vai entrar em relacionamentos emocionalmente dependentes. Você pode ter a perspectiva irreal que alguém vai saber te entender e te fazer feliz, mesmo quando você mesmo não se conhece verdadeiramente. Falar abertamente ao seu parceiro sobre suas emoções e seu lado sexual é importante. Esperar que os outros percebam intuitivamente como você se sente e o que você precisa é uma fantasia. Faça um esforço para se tornar consciente de suas reações emocionais atuais para com as pessoas e eventos em sua vida. Observe e identifique suas reações emocionais. Reflita sobre seus sentimentos e conversas com as pessoas a respeito de como você se sente ou o que você está percebendo sobre si mesmo. Não espere que o outro faça isso por você.

2. Acredite no que as pessoas mostram e dizem sobre si mesmas. É comum quando estamos atraídos por alguém querermos justificar o seu comportamento quando inadequado. Se alguém te trata com desrespeito ou te deixa para baixo, tome isso como um dado sobre quem ele ou ela é como pessoa. Se a pessoa rejeita o que você fala ou te desvaloriza, leve isso a sério; pode não ser uma parceria adequada. Se uma pessoa por quem você está interessado diz que não está à procura de "nada sério" ou que precisa de um mais  "espaço", deixe-o ir. Este alguém não está no mesmo lugar em que você está e não pode querer as mesmas coisas que você quer. Acredite no que as pessoas falam sobre si mesmas. Se elas estão agindo com imaturidade ou de maneira desrespeitosa, dizendo coisas que machucam você, siga em frente. Não é seu trabalho mudar as pessoas; seu trabalho é trabalhar e crescer como pessoa.

3. Evite "sextimacy." Em inglês o termo é a junção de "sex (sexo)" e "intimacy (intimidade)" e designa um ciclo de trabalho para alcançar intimidade emocional através do sexo apressado. Se você está esperando que um relacionamento sexual levará a uma relação mais íntima ou emocionalmente comprometida, desista! Pesquisas mostram que relacionamentos que começam com sexo antes que a intimidade emocional esteja desenvolvida normalmente não se tornam relações de compromisso. Você vai gastar seu tempo esperando e se empenhando para conseguir mudar o outro ao invés de colocar sua energia no seu próprio desenvolvimento e encontrar alguém que goste da pessoa que você se tornou.

4. Se separe psicologicamente de seus pais. Esta não é tarefa fácil e muitos pensam que já fizeram isso, quando, na realidade, estão grudados. Como um adulto, se você continuar a permitir que os seus pais satisfaçam todas as suas necessidades emocionais, você irá desviar a energia que precisa para criar ligações românticas com outras pessoas.Pouco a pouco trabalhe para ser independente de seus pais. Isso não significa que você não possa desfrutar de sua companhia, passar tempo com eles, e compartilhar o que quiser com eles sobre sua vida. Isso significa trabalha para sentirr-se à vontade para tomar suas próprias decisões. Pedir a opinião ou orientação deles a todo momento, ou permitir que eles controlem a sua vida significa que você não está vivendo para si mesmo. E se você permitir que seus pais façam continuamente o trabalho pesado para você, então você não vai ser uma pessoa completa quando a pessoa certa aparecer. Entrar em um relacionamento romântico acreditando que a pessoa irá cuidar de você do mesmo jeito como seus pais fizeram pode transformar um relação saudável em tóxica. Você precisa estar no controle de sua própria vida, ser consciente de seus objetivos, necessidades e emoções.

5. Busque situações novas. O conceito popular sustenta que para encontrar o parceiro certo é necessário primeiro trabalhar sozinho no seu autodesenvolvimento. "Eu só preciso ficar sozinho por enquanto." Na minha experiência, quando as pessoas fazem isso, elas se colocam no exílio, onde se sentem tristes e fora de contato. Para trabalhar suas questões e desenvolver maior autoconsciência emocional você precisa de novas relações com parceiros românticos e amigos para conhecer verdadeiramente a si mesmo. Cada experiência de namoro fornece informações atualizadas sobre suas preferências, pontos fracos e fortes. Se você continuar a pensar e fazer as mesmas coisas sempre do mesmo jeito, você permanecerá preso. Seu cérebro tem uma capacidade extraordinária de se adaptar e desenvolver, se você permitir. Para sua mente se desenvolver você tem que dar novos estímulos e novas experiências que desafiam você em algum nível. Se isto refletir o seu real interesse, trabalhe com a ansiedade e coloque-se em situações novas, onde você pode encontrar diferentes tipos de pessoas e experimentar outros aspectos de sua personalidade.

Publicado por Jill P. Weber, Ph.D