Para começar a mudar

06/09/2014 09:04

Que momento importante este em que a necessidade de mudança se apresenta em nossa vida!

Pode ser um instante, ou consequência de longas noites insones, ou ainda por algo que ficou pelo caminho e queremos recuperar. Ela vai chegando de mansinho, como se fosse uma insinuação e vai nos tomando inteiros até que chega a constatação. É preciso mudar.

E muitos ao chegarem neste ponto se põe a caminho do novo. Não sem medos e temores. Olhamos o futuro na expectativa que ele nos diga se o que fazemos hoje irá perdurar até lá, se irá resistir ao tempo, às memórias, à nós mesmos. Talvez as respostas não estejam sempre disponíveis, ainda precisem ser garimpadas, lapidadas, valorizadas.

O interessante nesta busca é que enquanto nos ocupamos com ela, também somos marcados pelas descobertas, envolvidos pela mínima experiência e afetados pelo seu efeito sobre nós. Não passamos despercebidos. E talvez ninguém queria passar.

Se você chegou a este ponto, não resista. É somente quando nos colocamos a percorrer a estrada que também somos presenteados pelas novas paisagens e descobertas. É verdade que nem toda viagem ocorre sem contratempos, às vezes os pés doem. Mas se permitimos que mesmo isto nos ensine algo, teremos no mínimo uma experiência nova e diferente no decorrer do percurso.

Rosângela Leite

Psicóloga