Dúvidas frequentes

O que é psicoterapia?
É um processo de ajuda, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal realizado a partir de abordagens teóricas diferentes. A Psicanálise é uma delas.

O que é psicanálise?
É uma técnica fundada por Freud (1856-1939) que conduz o paciente a dar um novo significados às suas vivências, através da interpretação das fantasias, sonhos e de suas associação possibilitando acessar o conflito que está gerando os sintomas das suas queixas. 

Quanto tempo vou precisar de psicoterapia?
O tempo de duração da psicoterapia depende do cliente e do que ele está buscando. Há situações emergenciais, que mesmo quando o objetivo é alcançado, ainda assim o paciente vê necessidade de continuar para se conhecer e consolidar a mudança alcançada.

Posso interromper o tratamento?
Sim, desde haja uma conversa entre o profissional e o paciente para que ambos finalizem o processo.

O que se fala durante uma sessão de psicoterapia?
O paciente deve falar aquilo que lhe vem à cabeça, sem censuras e sem reservas. O processo é realizado com base aos conteúdos inconscientes, que estarão presentes qualquer que seja o assunto.

Buscar terapia é sinal de fraqueza?
Pelo contrário, é um sinal de força reconhecer quando as coisas não vão bem e concluir que é necessário ajuda. 

Quais os tratamentos mais procurados no consultório?
Problemas com ajustamento,  crise / trauma devido a separações ou mudanças, transtornos alimentares, luto / perda, crescimento pessoal, transtornos da personalidade, autoestima, apoio a pais, abuso de substâncias, entre outros.